Estação de Tratamento de Esgoto com Aeração

Estação de Tratamento de Esgoto com Aeração

É uma Estação de Tratamento de Esgoto com sistema de Aeração consiste na aplicação de oxigênio no efluente proporcionando uma maior eficiência no tratamento de efluentes, é uma etapa no tratamento de efluentes cujo objetivo é torná-la adequada para o reuso e o descarte correto em corpos hídricos.

Para isso são utilizados Reatores Aeróbios (Tanque de Aeração) cuja sua função é o fornecimento de uma fonte de energia que neste caso, é o oxigênio introduzido ao tanque por meio de sopradores de ar. Durante o processo, as bactérias envolvidas ainda se agrupam, formando flóculos eliminando a matéria orgânica, seguindo para a unidade de decantação.

Fornecemos Estações de Tratamento de Esgoto para todas as demandas com total garantia de eficiência e qualidade

A Estação de Tratamento de Esgoto pode ser enterrada ou instalada sobre o solo. Em ambos os casos, é necessária a construção de uma base em concreto (laje radier)

Para a desinfecção será utilizado a cloração que é um processo de desinfecção, isto é, de eliminação de organismos patogênicos da água e/ou efluente (esgoto). O cloro penetra nas células dos microrganismos e reage com suas enzimas, destruindo-as. As caixas de cloração garantem a desinfecção eficaz dos efluentes, eliminando patógenos e microrganismos nocivos, tornando o efluente seguro para descarte em corpos receptores ou para reuso

Fases do tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

TRATAMENTO PRELIMINAR

O tratamento preliminar é a primeira etapa do tratamento de esgoto e tem como finalidade a remoção de sólidos grosseiros, finos abrasivos e areia do afluente a ser tratado.
O processo se inicia com o sistema de tratamento preliminar através de caixas de gradeamento e desarenadores e segue para o tratamento primário.

TRATAMENTO PRIMÁRIO

REATOR ANAERÓBIO – FABRICADOS EM FIBRA DE VIDRO E RESINA POLIÉSTER (PRFV) E IMPERMEALIZADOS COM GEL COAT. Composto por: distribuidor de fluxo, cone defletor, tubo de sucção, tubo de limpeza, suspiro e tampa de inspeção. O processo consiste de um fluxo ascendente de esgotos através de um leito de lodo denso e de elevada atividade (CHERNICHARO, 2007). A estabilização da matéria orgânica ocorre em todas as zonas de reação (leito e manta de lodo), sendo a mistura do sistema promovida pelo fluxo ascensional do esgoto e das bolhas de gás. Um dos princípios fundamentais do processo é a sua habilidade de desenvolver biomassa de elevada atividade. Essa biomassa pode se apresentar na forma de flocos ou grânulos (CHERNICARO, 2007). Considerada a unidade primária do sistema de digestão anaeróbia, este reator, irá receber o efluente bruto, que ao passar pela manta de lodo bacteriano localizada na zona inferior do equipamento (entrada) receberá ação de bactérias anaeróbias que utilizarão a carga orgânica do esgoto como substrato para o seu metabolismo e crescimento. A saída do efluente, mais líquido e clarificado, se dará pela zona superior do equipamento e deverá ser direcionado à entrada do Tanque de Aeração.

TRATAMENTO SECUNDÁRIO

O efluente que chega do reator anaeróbio, segue por gravidade para o reator aeróbio, denominado, tanque de aeração. Nesta unidade, o crescimento e reprodução dos microrganismos envolvidos no processo ocorrem rapidamente, devido à entrada constante de alimento na forma de DBO dos esgotos. As bactérias, fungos e protozoários envolvidos no processo, estão naturalmente presentes no esgoto e para que possam realizar as atividades metabólicas mencionadas anteriormente (crescimento, reprodução e oxidação de matéria orgânica – DBO) é necessário o fornecimento de uma fonte de energia que neste caso, é o oxigênio introduzido ao tanque por meio de sopradores de ar. Durante o processo, as bactérias envolvidas ainda se agrupam, formando flóculos eliminando a matéria orgânica, seguindo para a unidade de decantação.

DECANTADOR SECUNDÁRIO

Nessa fase, todas as partículas sólidas são separadas das líquidas. No decantador secundário, ocorre a sedimentação dos flóculos formados na etapa anterior e que são carreados para esta unidade, resultando em um efluente clarificado e livre de sólidos em suspensão. O material sedimentado no fundo do tanque é constituído em sua maioria, por microrganismos ativos, desta forma, parte do material é retornado para os reatores anaeróbios e aeróbios e parte é descartada sendo encaminhada para o tanque de acúmulo de lodo.

DESINFECÇÃO

Nessa última etapa, os microrganismos patogênicos (como os coliformes fecais, por exemplo), são eliminados da água, que pode, em seguida, ser reutilizada ou devolvida à natureza.

Para a desinfecção será utilizado a cloração que é um processo de desinfecção, isto é, de eliminação de organismos patogênicos da água e/ou efluente (esgoto). O cloro penetra nas células dos microrganismos e reage com suas enzimas, destruindo-as.

Fornecemos Estações de Tratamento de Esgoto para todas as demandas com total garantia de eficiência e qualidade.

 

Vantagens da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto:

  • Atende integralmente a Norma CONAMA 430;
  • Remoção de até 90% das cargas orgânicas;
  • Fabricados de acordo com as especificações da ABNT;
  • Fabricadas em PRFV proporciona alta resistência e qualidade dos produtos;
  • Sistema compacto e modular;
  • Economia de espaço;
  • Hermeticamente fechadas e a prova de vazamentos e infiltrações;
  • Fácil instalação;
  • Não polui o lençol freático;
  • Fácil operação e controle;
  • Ausência de odor;
  • Baixa produção de lodo;
Estação de trtamento de esgoto com Areação
Estação de trtamento de esgoto com Areação
Estação de trtamento de esgoto com Areação
Estação de trtamento de esgoto com Areação

Envie sua Mensagem

Esse site e protegido pelo reCAPTCHA e pelas Politicas de Privacidade e Termos de uso apply do Google

Informações de contato

Endereço

Av. Fernando Corrêa da Costa, S/N Bairro: Coxipó Cuiabá MT /| CEP: 78.085-625

Email

contato@pantalsistemas.com.br

Celular

(65) 99692-9223

Emergency Call

Emergency call ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Phasellus rhoncus efficitur magna nec pellentesque.

123-234-1234

Office Address

Emergency call ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Phasellus rhoncus efficitur magna nec pellentesque.

99 Roving St., Big City, PKU 23456